Por Camila Donadon Vilella
Francine Cristina Guariz
Simone Silva Oliveira
Não sendo diferente de qualquer outro setor, o varejo foi obrigado a se atualizar mediante as novas perspectivas do mercado.
Com o surgimento de outros métodos de compra, teve de se adaptar para não perder fatias do mercado, criando assim um ambiente renovado e de fácil acesso em outras ocasiões. Como se pode ver o exemplo dos hipermercados, onde existem vários departamentos com o intuito de facilitar cada vez mais a vida dos consumidores.
Inicialmente, a implantação deste tipo de varejo enfrentou algumas dificuldades em outros países. Já no Brasil houve uma aceitação significativa, pois inovou e inova em muitos aspectos quanto a horários de funcionamento, preço, promoções, etc.
Atualmente, com as consolidações de mercado, que tornaram muito frequentes a concorrência entre similares, há uma grande disputa em preço e produtos, garantindo ao cliente sempre vantagens competitivas.
Assim, a globalização oferece oportunidades de expansão tanto para o varejista quanto para o mercado onde ele é inserido.
Fonte:
CHURCHILL, Gilbert A. Jr, PETER, J. Paul. MARKETING: criando valores para os clientes. Editora Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário