terça-feira, 25 de maio de 2010

Seleção de fornecedores

Por Camila Donadon Vilela

       Sabrina Harumi H. dos Santos


O processo de seleção de fornecedor não é simples, e pode ser mais complexo ainda dependendo das características do item ou serviço a ser comprado, pois as exigências podem ser maiores ou menores.

Pode-se dizer que há três características básicas a serem consideradas em um processo de seleção de um fornecedor: preço, qualidade e o serviço, porém no contexto competitivo em que as empresas se encontram, é necessário o desenvolvimento de diferenciais para a sobrevivência em um mercado em constante mudança. È nesse cenário que os critérios de avaliação e seleção de fornecedores podem ser utilizados no gerenciamento da cadeia de suprimentos, que consiste em vantagem competitiva para as organizações que a compõem, por isso que o processo de seleção dos fornecedores tem deixado para trás apenas seus critérios básicos, e passou a adotar outros critérios de seleção que são:

•Confiabilidade;

•Custo do transporte,

•Flexibilidade;

•Capacidade tecnológica e de processo do fornecedor.

Além dos critérios de seleção há também fatores que influenciam na seleção de um fornecedor:

•Capacidade produtiva: a produção deve satisfazer as especificações do produto, com o menor número possível de defeitos;

•Pós-venda: se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pó venda;

•Localização do fornecedor: às vezes se é recomendável que o fornecedor esteja próximo do comprador, ou pelo menos mantenha um estoque local.

Em relação à quantidade de fornecedores que a empresa irá trabalhar, dependerá da estratégia do compras, ponderando as vantagens e desvantagens de cada modelo, pois ela pode trabalhar com fornecedores exclusivos para determinados produtos, vários fornecedores para um mesmo produto, com uma rede de poucos fornecedores diretos e uma base maior de fornecedores indiretos que “fornecem para seus fornecedores”, ou também trabalhar com fornecedores internacionais.

Por fim, o processo de seleção de fornecedores é de extrema importância e precisa ser a mais correta possível, caso contrário as necessidades do cliente não serão perfeitamente atendidas e isso afetará diretamente na demanda, a qualidade e a logística do produto a ser fornecido.



Fonte:
ALVAREZ, Marisol Parra. QUEIROZ, Abelardo Alves de. Aproximações dos laços de parcerias entre fornecedor-cliente na cadeia de suprimentos como fonte de competitividade.

Fonte imagem:

Nenhum comentário: